terça-feira, 11 de setembro de 2007

Curiosidades sobre a história da Independência do Brasil

Alguns dados que passaram no ensino fundamental foram e serão modificados. O sistema solar, por exemplo, teve algumas alterações, a possível reformulação da ortografia para 2008, mas...e sobre a Independência! Será que ela não poderia ser questionada? A história do nosso país, algo de extrema importância, nunca foi tema para se rever, porém há fatos que aconteceram e muitas pessoas não sabem.



O famoso quadro do artista francês, François René Moreau que retrata a proclamação da Independência do Brasil, não foi “bem” daquele jeito como ele pintou. D. Pedro I tem na mão um chapéu no lugar de uma espada, estava montado em uma mula, há também a presença de civis e o lugar não sugere ser o Ipiranga, podendo imaginar ter ocorrido em qualquer outro lugar do Brasil.

E agora? Por que isso não pode ser examinado? Por que um pintor francês do que um brasileiro? Há outras informações também que podem trazer dúvidas como é o caso dos Bandeirantes que são caracterizados como heróis, porém mataram milhares de índios na época das Capitanias. Essa versão da história é ensinada nas escolas de maneira diferente; é o que faz refletir que o problema do nosso país vem de muito tempo atrás, mas do que revelar a realidade é mais significante uma imagem boa do Brasil!

Para maiores informações consulte:
Monografia – A Independência do Brasil contada no Museu Paulista
Maria Elza de Araújo. Unicastelo – São Paulo 2006;
Geocities - Entradas e Bandeiras
Imagem do quadro

8 comentários:

Anônimo disse...

Sabe o que eu acho? O Brasil não tem nenhum dado histórico legímito, brasileiro mesmo. Qualquer país do mundo tem um líder político ou uma figura carismática e engajada que marcou a história da indepêndencia. O Brasil começou bem mal, o cara que proclamou a independência BRASILEIRA era português! Olha o absurdo. E a história do que aconteceu é deveras mal contada. Nos livros didáticos, essa "independência" consegue, no máximo, ser contada em um único parágrafo. Agora, olhem para a história da independência dos EUA, que rendeu até filme de Hollywood (o que é que não rende filme para eles né?), ou para outro país da América Latina mesmo. Pode não ser fabulosa, emocionante, mas pelo menos é legítima. O que não se pode dizer do Brasil, tudo é muito vago ou então inspirado em outras histórias já contadas antes. Vide nossa gloriosa bandeira nacional: "Ordem e Progresso", um plágio da frase positivista do filósofo FRANCÊS Augusto Conte. Enfim, falta uma certa originalidade. É por isso que aqui todo mundo já passou ou passa por uma crise de identidade cultural...Nada é original de fábrica.

jeane disse...

EU ACHO QUE ESSA TATIANA NÃO TEM VERGONHA POR TER ESCULHABADO TANTO O NOSSO LINDO E MARAVILHOSO BRASIL EU ACHO ASSIM VC E DESSA DENOMINAÇÃO BRASILEIRA VC NUNCA PODE ESQULHABAR TANTO ASSIM JA SI VC NA
SCEU NELE.

Anônimo disse...

E ISSO AI OS HISTORIADORES SÃO UM BANDO DE MENTIROSOS IDIOTAS............AS VEZES MAS NA MAIORIA MENTEM ............

Vanilza disse...

é por isso que o Brasil é essa merda que é, tendo como patriotas uns imbecis que pensam como a Jeane e o anônimo q foram contra o que disse Tatiana. Parabéns Tatiana, você sabe o que diz!

Anônimo disse...

Concordo a Tatiana sabe o que diz...

Cristovam Tadeu - Humorista disse...

Não foi um pintor francês que pintou. Foi um brasileiro, da Paraíba. Pedro Américo. Bom se informar!

Cristovam Tadeu - Humorista disse...

Não foi um pintor francês que pintou. Foi um brasileiro, da Paraíba. Pedro Américo. Bom se informar!

JULIANA disse...

CALABOCA TODO MUNDO !!
NESSAS HORAS GOSTAM DE RECLAMAR MAIS PRA VOTAR, NEM USA A CABEÇA PRA PENSAR...


VOCÊS NÃO TEM QUE CRITICAR E SIM FAZER ALGO PARA MUDAR.