quinta-feira, 20 de setembro de 2007

"Artistas Historicamente Situados"

Como transformar em arte o contexto social no qual estamos inseridos? Como esse lugar onde vivemos pode influenciar nas criações artísticas de cada um de nós? Questionamentos como esses nos levam a acreditar que somos sempre uma extensão da sociedade na qual fazemos parte. Que tudo o que fazemos provém de uma experiência diária com determinado grupo e que nossos valores individuais são, na verdade, os valores de um todo.

Hábitos, conceitos e sentimentos não são os mesmos em todo o lugar. Eles mudam de acordo com o meio social, pois este está carregado de aspectos culturais preservados por gerações. Já dizia Karl Marx: “Somos pessoas historicamente situadas”. Mesmo tendo conhecimentos amplos sobre assuntos variados e a oportunidade de conhecer e interagir com culturas diferentes, sempre levaremos “nossos” valores conosco. E eles interferem no modo como enxergamos o mundo.

Também sobre esse tema, uma parceria do Museu da Casa Brasileira com o Centro Cultural da Espanha em São Paulo traz a exposição “Place – o Mundo em Uma Maleta” uma análise sobre a influência do ambiente no processo criativo e que conta com a participação de designers de diferentes nacionalidades que foram convidados a mostrar a visão de mundo, aliada à experiência pessoal que possuem. "Place" ficará em cartaz até 30 de setembro, no Museu da Casa Brasileira (Av. Brig. Faria Lima, 2705, de 3ª a domingo, das 10 às 18h). Os ingressos custam R$ 4,00 e estudantes pagam meia.

Fontes:
Museu da Casa Brasileira - Place: o mundo em uma maleta
Place Project - Site Oficial

Um comentário:

Anônimo disse...

E viva o Karl Marx!