sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Vale-Cultura

Navegando pela internet encontrei algo muito curioso: o Tíquete Cultura. Esse programa (que ainda está em estudo) foi uma alternativa encontrada pelo governo para aumentar o consumo de arte no país, pois uma pesquisa realizada pelo Ministério da Cultura mostrou que os brasileiros disponibilizam cerca de 4% do orçamento para investir em movimentos artísticos. Porém, os resultados são intrigantes, pois 60% nunca foram ao cinema e 70% nunca visitaram um museu.

Para mudar esses números, seria criado o Tíquete Cultura que funcionaria como um benefício. O trabalhador receberia vales para trocar em ingressos para shows, exposições e até comprar livros. Então, a questão para debater é: o consumo é a melhor forma de incentivar a cultura?

Talvez não. O amor pela arte tem que ser cultivado desde a infância tanto em casa quanto na escola. O gosto pela cultura não se cria de uma hora para outra. Os tíquetes só seriam utilizados por aqueles que já costumavam “consumir” tais movimentos antes. Não haveria mudança alguma.

Portanto, o que se deve fazer para reverter esse quadro é despertar a curiosidade dos brasileiros pela arte, promover eventos interessantes e acessíveis. Consumir cultura não é o que os brasileiros precisam. Na verdade, o governo tem que investir mais em educação. E quando isso acontecer, o resultado será uma população mais atualizada e ligada à cultura. Uma população que faz, vive e curte cultura e não apenas simples consumidores.

Para saber mais sobre o assunto, acesse:
Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves- Trabalhador terá tíquete para ampliar acesso à cultura
Agência Brasil- Estudo revela que mais da metade dos brasileiros nunca foi ao cinema ou a um museu

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse Tíquete Cultura é a prova de que o Capitalismo substitui os reais valores das coisas...A cultura como mercadoria barata e descartável.