segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Criança: curta a pintura!

Crianças adoram pintar. Nesta atividade divertida, podem despertar seu interesse por cultura, além de sua capacidade e gosto por aprender. Desenvolvem a criatividade, a coordenação motora e despertam talentos.

O público infantil é exigente, sabe apreciar o belo e reconhecê-lo.
Através do desenho, os pequenos tentam recriar(ou criar) o mundo em que eles vivem ou gostariam de viver e se divertem ao pintar os personagens que conhecem dos desenhos animados da TV. Desenhar é uma atividade na qual aprendem com o erro, já que é na prática que se aperfeiçoam. E então a criança se torna mais persistente.

Os trabalhos manuais são uma forma diferente de lazer. Através dos cinco sentidos é que a criança vai formando suas novas idéias a respeito do mundo. É um meio de experiência direta. Assim constroem sua própria concepção de beleza, explorando as coisas simples.
Como disse a pesquisadora e professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Sandra Richter, ao site Bienal Mercosul:

“ É fazendo imagens, interagindo e experimentando diferentes resistências e consistências materiais que a criança, desde muito pequena, vai constituindo repertórios gestuais, que a permitem atualizar repertórios imagéticos no ato de extrair e interpretar sentidos culturais na convivência com outros corpos e outras imagens”.

Baseado no texto encontrado em:
Portal da Família: Desenho, pintura e modelagem

Nenhum comentário: