sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Digite Cultura

Há diversas formas de se ter acesso à cultura e uma delas é a internet. Criada para facilitar a comunicação e evitar a perda de informações no período das grandes guerras, a internet tornou-se popular no mundo todo, pois permite a integração entre pessoas e a troca de mensagens com agilidade. Porém, os números no Brasil não são animadores. Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor do Brasil revelou que apenas 20% da população têm acesso à rede. Esse número afeta o desenvolvimento da educação no país, pois a internet não é apenas uma forma de diversão, mas também de obter conhecimento.

Mas por que apenas 20% dos brasileiros têm acesso a internet? Pesquisas realizas pelo Ibope mostram que o número de acessos com banda larga dobrou em dois anos. O avanço começou em 2005 com mais de 5 milhões de usuários. Em novembro de 2006 já eram 10,7 milhões. Sendo que, dos 14,4 milhões de brasileiros on line, 74% usavam conexão com alta velocidade. Essas mudanças ocorreram porque o valor cobrado pela internet rápida diminuiu. Então, o que realmente impede a popularização da rede no país é justamente a desigualdade social.

Na verdade, a internet tornou-se uma necessidade e até mesmo um vício para os moradores dos grandes centros urbanos, porém em locais mais pobres não conseguiu espaço. Agora há a luta do governo para amenizar os problemas da inclusão digital, mas para isso, em um país com tantas diferenças, é preciso uma política de inclusão consistente e não apenas projetos que não saem do papel.






Para saber mais sobre o assunto acesse:
Último Segundo- Apenas 20% dos brasileiros têm acesso à internet, revela estudo
Uol- Número de usuários de banda larga dobra em menos de dois anos no Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu concordo. Acho que a Internet é uma forma de ensinar, informar e de se comunicar. Porém, é necessário que o governo invista mais. Uma forma é disponibilizar coputadores nas escolas.