Ao longo dos anos o grafite enfrentou muitos preconceitos. Mas recentemente invadiu galerias, exposições e virou temática de cursos vinculados a projetos sociais. Em março deste ano, uma galeria de arte do Rio de Janeiro exibiu grafites e relacionou o movimento com a cidade e os meios de comunicação. Já em maio, trens do Recife viraram obras de arte depois que artistas grafitaram os vagões.
(Vila Madalena, SP) + fotos aqui
Nos túneis e viadutos que ligam as Avenidas Paulista, Rebouças e a Rua da Consolação, uma série de desenhos em grafite foi formulada para a celebração dos 453 anos de São Paulo. O presente foi dado pelo Projeto Olhar Nascente e também servirá como preparativo para comemorar, no ano que vem, os cem anos da imigração japonesa.
A técnica do grafite serve não só para deixar a cidade mais colorida, mas também para promover inclusão social, formando novos artistas plásticos. E, além disso, é uma alternativa para que a população vivencie novas formas de fazer arte. A arte que veio das ruas.Fontes:
Último Segundo Ig - Exposição de Grafite no Rio
G1 - Trens do Recife viram obras de arte
Imigração Japonesa - História da Imigração Japonesa
Um comentário:
Alguém já viu de perto esses tuneis da Avenida Paulista? Eu gostei bastante ...acho que ano que vem quando comemorarem o centenário da imigração japonesa vão falar mais sobre isso. Acho ótima essa iniciativa que o grafite tem em decorar a cidade. É muito melhor do que ver todas aquelas pichações nos muros e talz.
bjos e t+
Postar um comentário