segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Pesquisar e festejar

Muitas escolas realizam anualmente a “feira cultural”, uma atividade que envolve pesquisa intensa sobre outros países ou estados diferentes. E cidades inteiras mobilizam regiões para celebrar a “Festa das Nações”, num local onde podemos ouvir diversos tipos de diferentes sons e apreciar o melhor da comida que há ao redor do mundo.

Este tipo de evento é muito mais do que um conjunto de atrações musicais e gastronômicas. É um verdadeiro convite para conhecer a diversidade cultural. E nem precisamos ir tão longe para constatar isto, já que nosso país, de dimensões continentais não é unido sequer pela mesma língua, devido à diversidade de dialetos regionais que compõem nosso idioma.

Para integrar a aprendizagem cultural ao conteúdo diário da escola os professores devem estar preparados para orientar os alunos. É preciso conhecimento prévio da cultura do local a ser estudado, para que, ao examinarmos as potencialidades do país ou do estado em questão, tenhamos em mente um novo modo de compreender o mundo, sem preconceitos e com um interesse a mais em tudo o que este tipo de experiência e aprendizado proporciona.

Para quem não pode viajar ao exterior, aproveitar ao máximo as Festas das Nações e para quem foi ou será participante de algum tipo de feira cultural, mergulhar nas pesquisas. Conhecer outros lugares fora de seu “habitat natural” é forma de adquirir conhecimento, tomar parte da realidade dos outros e compreender os rumos que o mundo toma, inclusive economicamente. Tudo isto interpretando e respeitando a pluralidade cultural.

Festas culturais realizadas no país:
Caixa Econômica Federal- Caixa patrocina a festa dos Estados 2007

Nenhum comentário: