quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Bibliotecas Digitais

Um projeto da Unesco pretende disponibilizar documentos importantes de vários países na Internet, de graça. O World Digital Library terá um acervo de mapas, fotografias e textos em idiomas diferentes e posteriormente servirá para consulta de livros didáticos. A idéia de transportar o material para a web tem o apoio de grandes bibliotecas do mundo e o Brasil já aderiu ao projeto.

Esse não é o primeiro portal na Internet que conta com um estoque de livros. Na verdade, a informatização começou nos anos 80 em alguns centros de arquivos muito conhecidos internacionalmente. Com o avanço da tecnologia, a conservação de documentos históricos passou a um nível mais alto: a digitalização.


Mas é difícil imaginar, no nosso país, o “livre acesso” desses portais quando o número de internautas ainda é reduzido. A União Internacional de Telecomunicações (UIT) estima que 42, 6 milhões de pessoas acessem a Internet, sendo que dados do IBGE mostram uma população com mais de 180 milhões de habitantes.

E não dá para esquecer o debate da interferência da Internet na Educação. O desinteresse pela leitura de livros é preocupante, uma vez que o computador tem substituído as tradicionais pesquisas escolares. É claro que hoje a Internet é fundamental para o estudo. Porém, o interesse maior se concentra nos sites de entretenimento. Isso é fato.

Mais uma vez entramos no ambiente delicado da inclusão digital. Enquanto não existirem recursos suficientes para que todos estejam em contato com o universo computadorizado, as bibliotecas digitais beneficiarão poucos. No mais, será um processo no qual a maioria não desfruta de algo que teria por direito. Uma verdadeira monopolização da Cultura.

Fontes:
G1 - Brasil ajuda a criar 1ª biblioteca digital mundial
WDL - O projeto

IBGE - Brasil já tem mais de 180 milhões de habitantes

3 comentários:

Anônimo disse...

Claro que esse processo de informatização de livros perpetua ainda mais a exclusão. As pessoas já não têm acesso à bibliotecas comuns, por diversos motivos como: falta de incentivo nas escolas, burocracia, ou mesmo falta de bibliotecas! O que dizer então de ter acesso à bibliotecas no mundo digital? As escolas públicas tem um ensino precário nesse sentido. Faltam verbas governamentais para os alunos conseguirem usufruir desse novo modelo educacional. E é uma pena termos que admitir isso. Oras, estamos em pleno século XXI, a Era da Informática, de novidades no campo tecnológico! O ensino no Brasil só irá evoluir pra valer a partir do momento em que houverem oportunidades para todos aprenderem a lidar com mídias digitais.

Anônimo disse...

Verdade...
Esse país precisa de um ensino de qualidade, adequado aos novos tempos, às novas tecnologias e às tendências do mundo moderno.
E se o governo investisse mais em políticas no campo educacional, a longo prazo, ao invés de ficar preocupado exclusivamente em montar CPI's, com certeza, o Brasil teria um futuro muito mais promissor!

Unknown disse...

Este processo de digitalização é uma ótima iniciativa, atualmente foi embargado graças a Wikipedia, com a idéia de enciclopédia on-line. A USP (Universidade de São Paulo) começou um projeto que disponibiliza livros completos de graça; pena que tais iniciativas não são apoiadas pelo governo. Mas alguma luz no fim do túnel podemos ver, com as campanhas notebook popular e o primeiro computador, que prometem auxiliar na inclusão digital.